MENU
BUSCAR
AERODINÂMICO

C5 X é o novo topo de linha da Citröen

Conheça o novo carro-chefe da marca, que vem renovar o segmento dos automóveis grandes com uma silhueta original, que mescla sedã e station wagon com elementos característicos dos SUV

O DiárioPublicado em 16/04/2021 às 17:59Atualizado há 28 dias
Divulgação

A Citroën revelou essa semana o C5 X, novo carro-chefe da marca que vem renovar o segmento dos automóveis grandes com uma silhueta original, que mescla sedã e station wagon, mesclando também alguns elementos característicos dos SUV. É uma silhueta nova, com foco específico na aerodinâmica.

O capô alongado, as linhas fluidas e aerodinâmicas, a linha de cintura elevada e a saliência acima das rodas lhe conferem distinção e dinamismo, além de remeterem a diferentes veículos que marcaram a história dos modelos topo de linha da Citroën. 

A tampa do porta-malas, outro elemento característico dos grandes modelos da Citroën, oferece toda a praticidade de uma station wagon associada a uma abertura ampla e funcional, com um piso de carga baixo para uma utilização prática e simples.

O Citroën C5 X está equipado com a suspensão Citroën Advanced Comfort, uma exclusividade da marca pensada para recriar o efeito de “tapete voador” dos modelos icônicos da marca, driblando todos os obstáculos, buracos, fendas, redutores de velocidade e outros remendos no asfalto. 

Na versão híbrida recarregável, o C5 X vai ainda mais longe em matéria de controle, com a suspensão ativa Citroën Advanced Comfort. O comando, que oferece a opção entre três modos, afrouxa ainda mais as suspensões para “sobrevoar” a estrada e proporcionar uma eficiência muito maior, especialmente nas curvas. 

O carro é um verdadeiro convite à viagem, com espaço interno que proporciona o conforto comprovado dos bancos Advanced Comfort e uma habitabilidade incomparável, especialmente para os passageiros dos bancos de trás. O porta-malas, com um volume de 545 litros e acabamento esmerado, corresponde às expectativas dos amantes das station wagons.

A sensação de bem-estar a bordo é multiplicada pelas tecnologias de ponta que facilitam a utilização do carro, como o extended Head Up Display, um sistema de visualização que permite ao condutor manter a cabeça erguida, mediante projeção no para-brisa, em cores e em grandes dimensões. É um primeiro passo rumo à realidade aumentada.  

A postura elevada, graças à maior distância ao solo em comparação com um sedã tradicional, e rodas 19 polegadas, propiciam uma posição de condução mais alta para maior segurança e visibilidade, um elemento muito apreciado pelos clientes do segmento dos SUV’s. Com o entre-eixos de 2.785 mm, o C5 X garante uma excelente habitabilidade na parte de trás, e apresenta generosas dimensões externas, com 4.805 mm de comprimento, 1.865 mm de largura e 1.485 mm de altura.

O C5 X estará disponível no mercado europeu no segundo semestre deste ano, com motorizações a gasolina e híbrida recarregável. Desenvolvendo 225 cv, a versão híbrida oferece o prazer de ligar o veículo e rodar em silêncio, sem emitir um grama sequer de CO², bem como a possibilidade de rodar 50 quilômetros em modo 100% elétrico, uma autonomia adaptada à maioria dos trajetos do dia a dia dos consumidores, até a velocidade de 135 km/h.

ÚLTIMAS DE Automotor