A Secretaria de Saúde de Guararema recebeu uma menção honrosa do Congresso de Secretários Municipais, organizado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) pelo trabalho "A Construção de um Novo Modelo Assistencial Sob a Ótica da Pandemia da Covid-19".

O trabalho inscrito pela Saúde de Guararema apresenta o processo de inclusão, após o início da pandemia da Covid-19, de novas ferramentas de atendimento para especialidades, incluindo atendimentos não presenciais, teleconsulta, por telefone ou videochamada, e matriciamento entre a Atenção Primária à Saúde e Atenção Especializada. O trabalho que recebeu a homenagem resultou na redução da fila de espera de diversas especialidades.

O Congresso de Secretários Municipais realiza a Mostra de Experiências exitosas, em que os municípios podem inscrever trabalhos com experiências que considerem interessantes de ser compartilhadas. Essas ações são avaliadas por uma comissão que premia dez trabalhos e concede menção honrosa a outros dez.

"Essa menção honrosa, além de mostrar que estamos no caminho certo, é um grande incentivo às equipes de saúde municipais. O reconhecimento das nossas ações estimula os trabalhadores da Saúde e mostra que o Sistema Único de Saúde é capaz de oferecer excelentes experiências", explica a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins.

A titular da Pasta finaliza explicando que a troca de conhecimentos entre as cidades, como ocorre no Cosems, é de suma importância para a gestão da Saúde dos municípios.